Tecnologia do Blogger.
RSS

Quando pensar no TCC ?

Esta questão já ronda meus pensamentos já faz algum tempinho e influenciada pelas apresentações de TCC que assisti na UCB resolvi pesquisar mais... Estou no 4º semestre e ainda não sei o que irei abordar no meu TCC, isto já me deixa um pouco preocupada, eu tinha uma ideia do que fazer, mas acabei me decepcionando com alguns possíveis resultados e agora estou a deriva!!!

Decidi que no próximo semestre irei me dedicar a esta questão, como sei que esta também é a preocupação de muitos colegas, peço gentilmente aos professores que lerem este post que deixem seus conselhos, com certeza eles irão ajudar muito.

Como ainda não tenho nada definido vou focar em detalhes como o orientador e a formatação do trabalho.

Nossa como falam mal do orientador!!! Foi só o que encontrei... Mas também encontrei dicas muito interessantes e esclarecedoras.

O QUE ESPERAR E O QUE NÃO ESPERAR DE UM ORIENTADOR

O QUE ESPERAR

Em termos gerais, você tem razão ao querer que o seu orientador:
  • O auxilie na delimitação do tema com conselhos e técnicas de pesquisa;
  • Converse sobre referências bibliográficas importantes;
  • Encontre-o para tratar dos avanços da tese;
  • Que ele seja tão pontual quanto você nos encontros;
  • Que ele maneje encontros com o mínimo de interrupções externas;
  • Opine de forma franca sobre a qualidade de seu trabalho e informe como melhorá-lo;
  • Mantenha respeito recíproco no tratamento;
  • Que ele seja exigente quanto à qualidade de seu trabalho;
  • Estabeleça objetivos e prazos;
  • Que ele explique o ritual de defesa no seu devido tempo;
  • Que ele não esculhambe você no dia de sua defesa.

O QUE NÃO ESPERAR

Agora vamos ao que não esperar. Todos os itens abaixo, de um modo ou de outro, apareceram como queixas nos blogs cujo tema é "odeio o meu orientador". Sinceramente, acho que você tem grandes chances de se decepcionar se você deseja que o seu orientador:
  • Seja o seu terapeuta;
  • Seja seu amigo;
  • Responda a todas as suas perguntas;
  • Resolva os seus problemas com algum professor;
  • Tenha a responsabilidade de lembrar a você os prazos que você deve cumprir;
  • Trabalhe sábado, domingo, feriados ou nas férias na sua tese;
  • Considere uma emergência sua como se fosse uma emergência dele;
  • Fique satisfeito ao receber seus rascunhos ao invés de textos coerentes;
  • Fique satisfeito ao notar que você não segue suas instruções de pesquisa;
  • Espere por você para os encontros de discussão de tese;
  • Seja o revisor do seu texto.

Quanto ao trabalho escrito, encontrei alguns livros que poderão ajudar:



Outro detalhe importante é a formatação do trabalho: http://www.abnt.org.br/

Eu irei continuar pesquisando sobre TCC, não quero deixar para a última hora, quero ter calma para escrever e pesquisar... Isso depende muito da escolha do meu tema, mas no próximo semestre resolvo com certeza!!!

Até mais,
Camille

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

chaib disse...

Falta agora publicar a sua experiência! Abraços!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...