Tecnologia do Blogger.
RSS

Richard Feynman só não pula carnaval por que já morreu

Eu não gosto muito do carnaval, creio que muitos físicos também não, mas para minha surpresa Richard Feynman amava não só o carnaval como já tocou na bateria de uma escola de samba. Pesquisando sobre a vida dele, encontrei várias curiosidades... Já tinha pesquisado anteriormente por indicação do professor Sérgio e comecei a procurar alguns livros para me aprofundar, afinal passar as férias todas na frente da televisão não dá e convenhamos a vida dele é muito badalada e cheia de detalhes intrigantes, alguns informados pelo FBI.

Richard Philips Feynman nasceu em 1918. Estudou Física no MIT e fez sua pós graduação em Princeton. Deu aulas na Universidade de Cornell e no Caltech. Trabalhou no Projeto Manhattan (projeto americano de pesquisa para armamento nuclear), laureado com o Nobel de Física em 1965, e dois anos antes de sua morte(1988), participou da comissão de investigação do acidente com o Ônibus Espacial Challenger.
fonte: http://scienceblogs.com.br/nightfall/category/feynman/

Tudo começou com um convite do Secretário de Turismo da Guanabara, João Paulo do Rio Branco, que foi o responsável  por organizar e convidar as celebridades para o carnaval de 1966. A lista estava recheada de nomes importantes da época, Salvador Dalí, o 007, Sean Connery e claro que o ganhador do Prêmio Nobel de Física não poderia ficar fora dessa.
Jornal do Brasil, 26/01/1966

Pipocou na imprensa internacional que no Rio teria uma epidemia,  o Itamaraty ficou incubido de tranquilizar os turistas que viriam para o carnaval. Não se sabe se as celebridades não vieram por este motivo, mas muitos alegaram estar em compromissos profissionais.

Jornal do Brasil, 02/02/1966

Feynman veio... Não só como expectador, mas participou de muitas festas, se vestiu a caráter e tudo mais....

Jornal do Brasil, 04/02/1966

Jornal do Brasil - 18/02/1966
Jornal do Brasil, 04/02/1966

Jornal do Brasil - 24/02/1966
Jornal do Brasil, 24/02/1966

Como Feynman foi a única celebridade a vir para o carnaval, só deu ele!!!! Apareceu em todos os jornais da época, pelo menos três escolas de samba queriam recepcioná-lo no aeroporto e ganhou vários instrumentos.


Vamos ver mais curiosidades ;)
Feynmam começou a ser investigado pelo FBI por participar do projeto Manhattan, seus colegas e familiares foram entrevistados e daí saíram muitos detalhes desconhecidos sobre ele.

Nos documentos do FBI, uma nota datada de 29 de julho de 1958 menciona um artigo do jornal Los Angeles Times de dois anos antes, que falava sobre uma das esposas de Feynman, que pediu divórcio por que ele trabalhava constantemente em problemas de cálculo, que rodavam em sua cabeça desde o momento em que ele acordava, enquanto dirigia o carro, enquanto estava sentado na sala, e assim por diante, e que, se ele fosse inadvertidamente perturbado durante seus cálculos ou seu hobby – de tocar bongôs – explodia em um episódio de raiva violenta, durante o qual ele, uma vez a estrangulou e em outras oportunidades jogou objetos de decoração na mulher e quebrava os móveis da casa.
fonte: http://hypescience.com/feynman-um-dos-criadores-da-bomba-atomica-era-arrombador-de-cofres-abusava-da-esposa-percussionista/
A vida e as curiosidades de Richard Feynman não cabem em um único post... Com certeza retornarei com outros detalhes em breve :)

Até mais,
Camille



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...