Tecnologia do Blogger.
RSS

Quem foi Biot e quem foi Savart?

Estudando a lei de Biot-Savart me veio a curiosidade de saber mais...

Para não ficarmos somente presos as fórmulas segue abaixo um pouco da vida de Jean Baptiste Biot e Félix Savart:

Jean-Baptiste Biot
21 de abril de 1774, Paris (França)
3 de fevereiro de 1862, Paris (França)

Jean-Baptiste Biot estudou no Collège Louis-le-Grand até 1793, quando se apresentou como voluntário para servir na campanha do norte. Ao regressar do campo de batalha, ingressou na École Polytechnique, onde passou a figurar entre os melhores alunos.
Discípulo de Gaspard Monge, que o incentivou a prosseguir em sua brilhante carreira, Biot foi nomeado, com apenas 23 anos, professor de matemática na Universidade de Beauvais.
Em 1800, graças à influência de Laplace, Biot foi convidado a lecionar física teórica no Collège de France. Eleito membro correspondente da seção de matemática da Academia de Ciências, Biot publicou seu primeiro trabalho logo no ano seguinte. A 11 de abril de 1803 foi eleito membro efetivo na mesma seção.
Em 1804, Biot acompanhou Gay-Lussac na primeira ascensão em balão realizada com objetivos estritamente científicos. Dois anos depois, com o físico e astrônomo François Jean Dominique Arago completou a medida de um arco do meridiano terrestre e investigou os índices de refração dos gases. Em 1809 assumiu a cadeira de astronomia da Faculté des Sciences.
Estudando experimentalmente os fenômenos de polarização da luz, Biot estabeleceu, em 1815, que certas substâncias, como o quartzo entre outras, determinam um desvio do plano de polarização.
Biot também observou que substâncias amorfas, líquidas ou sólidas, podem provocar também, embora em menor escala do que o quartzo, um pequeno desvio no plano de polarização. Suas experiências o conduziram a importantes pesquisas sobre a análise polarimétrica do açúcar e à invenção do sacarímetro.

Félix Savart
30 de junho de 1791, Mézières (França)
16 de março de 1841, Paris (França)

Médico e físico francês nascido em Mézières, conhecido pelo seu trabalho em conjunto com Jean Biot, que resultou na criação da lei de Biot e Savart. Formado em medicina no Colegio de Francia (1828), em Paris, começou com uma carreira de médico, mas rapidamente se virou para a experimentação. Tornou-se professor de física (1836) no Colegio de Francia. No eletromagnetismo, juntamente com Jean Baptiste Biot, formulou (1820) a famosa lei de Biot e Savart: H = a.i / d, sobre a intensidade de um campo magnético de indução criado por uma corrente (H - intensidade, a - constante, i - corrente e d - distância), ou seja, a lei que descreve a origem do campo indução magnética estático.

Apesar de este ser o seu feito mais famoso, a maior parte do seu trabalho incidiu na acústica. Estudou ainda a acústica do ar, da voz humana, do canto das aves, de sólidos em vibração e das ondas sonoras em líquidos em movimento. Inventou o ressonador de Savart para medição de vibrações sonoras e o quartzo de Savart para estudar a polarização da luz. Produziu também neste área uma primeira explicação para o funcionamento do violino, fazendo uso do seu ressonador. Morreu em Paris e em sua honra foi criada na física, uma unidade de intervalo logarítmico de freqüência com a denominação de Savart de freqüência. Uma oitava é aproximadamente 301 Savart.

Agora continue os estudos de eletromagnetismo 2 !!!
Até mais,
Camille

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...