Tecnologia do Blogger.
RSS

Mais uma na estatística!!!!!

Eu sei que não tenho aparecido muito por aqui... Falta de tempo mesmo, pois como muitos sabem comecei minha saga como professora... Não da maneira que gostaria, mas queria muito assumir uma turma e vivenciar o cotidiano de uma escola, com todas as suas delícias e burocracias... e é isto que venho partilhar com vocês.


Cheguei muito ansiosa para ministrar aulas, mas tive minha frustração logo de inicio... atualmente sou professora de Matemática e o professor de Matemática é o de Física. Fui pesquisar as estatísticas e mais informações sobre esta situação, e vejam o que eu achei:

maioria dos professores do ensino médio no Brasil (51,7%) não tem licenciatura na disciplina em que dá aulas. Outros 22,1% dos docentes que estão nas salas do ensino médio não têm qualquer licenciatura. Os dados do Censo Escolar 2013 foram compilados pela ONG Todos Pela Educação. 
A disciplina com maior deficiência é artes em que apenas 14,9% dos professores são licenciados. Língua portuguesa é a disciplina com mais professores dentro da sala de aula que se formaram na área (73,2%). Em física, 80,8% dos docentes não são formados na área; na disciplina de química, o índice é de 66,3%. 
Entre os que não têm licenciatura na disciplina em que dá aulas entram professores que não são especialistas na área --como o professor de física que dá aulas de química ou o formado em ciências sociais que dá aulas de geografia. Esses casos são permitidos pelo MEC (Ministério da Educação).

Eu não queria realmente começar minha vida docente em outra disciplina que não fosse Física, mas eu queria muito estar presente em um ambiente escolar sem ser monitora ou estagiária, eu queria um contato direto com o aluno em sala de aula, queria fazer parte do processo de educação dos alunos. Sempre deixei bem claro na escola e com meus colegas que o fato de vários professores da escola ministrarem aulas em áreas que não são formados faz com que aula não seja tão aprofundada e só quem perde é o aluno. 

O impacto dessa realidade se reflete na sala de aula com Alunos pouco preparados para o mercado de trabalho. “É tudo um ciclo. Se o Professor tem uma formação mais completa, ele tem mais domínio do assunto, desperta maior interesse do Aluno, deixando-o mais preparado para continuar os estudos com êxito”, comenta Rui Oliveira.
O Professor que não está habilitado para a disciplina que ele desempenha, acaba tendo que buscar uma forma de atender a demanda. “A demanda exige um esforço sobrenatural do Professor para compreender mais o assunto, e nem sempre isso acontece, tornando o Ensino mais deficiente”, disse o Professor Nelson Pretto.

As minhas aulas de matemática tem um enfoque diferente, pois tento contextualizar e aplicar sempre todos os conteúdos ministrados. Uso videos, tenho um blog só para me comunicar com eles e um perfil do Facebook, onde sempre posto alguns conteúdos de Física. Como sou professora do Ensino Fundamental ( 6º, 7º e 8º ano), os alunos são mais interessados, animados e muito curiosos, o que facilita acrescentar algumas atividades envolvendo experimentos. Assim eu satisfaço minha vontade de lecionar Física :)

Leitores do blog, desculpem o sumiço, falta de tempo meeeesmo, mas irei voltar a publicar com mais frequência, ainda farei o post do final do semestre e já tenho várias ideias para postar e compartilhar com vocês :)

Até muito breve,
Camille

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...