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Experimentoteca: Uma boa idéia!!!

Como é possível ensinar física somente com aulas exclusivamente expositivas ? Pois é esta a realidade da maioria das escolas públicas, como demonstrar para o aluno que a física está presente no seu cotidiano? O artigo que iremos discutir hoje trata sobre este assunto tão importante para que nos tornemos professores eficazes.

(O que estiver destacado de negrito foi retirado na íntegra do artigo)


Reconhecer a importância da Física para o aprendizado é um questionamento que constantemente se faz presente na vida do estudante do ensino médio. Por razões históricas que resultaram na fragmentação do conhecimento, a condução do ensino de Física nas escolas públicas maranhenses vem sendo realizada de forma predominantemente acrítica, o que relega a outros planos seu objeto de estudo por excelência: a Natureza.

Observou-se que as aulas de Física do ensino médio são basicamente expositivas, com ênfase na memorização de fórmulas, cálculos matemáticos e voltadas para a preparação do aluno para o concurso vestibular. Outro problema encontrado refere-se à carga horária destinada à disciplina. Enquanto muitas escolas particulares oferecem até cinco aulas de Física por semana, nas escolas públicas do Estado do Maranhão, as aulas são em número de três. As escolas dispõem de precários laboratórios ou kits de Física, mas os professores fazem pouco uso desse espaço ou desse equipamento.

Quadro 1 - Você participa das aulas experimentais?
                     Respostas dos alunos %
Os professores não dão aulas experimentais.            27,0
Não, apenas o professor pode manipular o material. 9,00
Não, tenho medo de quebrar alguma coisa.                3,00
Não, pois minha escola não possui laboratório.          39,0
Sim, manipulando o material à vontade e criando meus 
próprios experimentos.                                                 5,00
Sim, relacionando o experimento à resolução de 
alguma situação-problema.                                           3,00
Sim, observando o professor e repetindo depois.        13,0

Quadro 3 – Você elabora aulas experimentais em seu planejamento?
              Respostas dos professores %
Não, pois minha escola não possui laboratório.                          21,0
Não, falta tempo para aplicar tal método.                                   26,0
Sim, estimulando os alunos a repetirem depois.                         16,0
Sim, estimulando a manipulação do material pelos alunos.        5,00
Sim, estimulando a criação, pelos alunos, de seus próprios 
experimentos.                                                                               21,0
Sim, relacionando o experimento à resolução de alguma 
situação-problema.                                                                       21,0
Não elaboro.                                                                                 11,0

Cabe aqui um importante paralelo entre as respostas dos professores e aquelas dadas pelos estudantes. 68% dos professores responderam que o ensino é baseado em aulas teóricas e exercícios, 21% responderam que são baseadas em aulas teóricas e algumas experimentais e 11% que são equilibradas entre aulas teóricas e experimentais, ou seja 32% dos professores afirmam ministrar aulas experimentais mas 66% dos alunos não vêem essas aulas. 
Essa contradição entre as respostas dos dois grupos dever-se-ia a que os alunos não percebem as aulas experimentais que os professores afirmam realizar? Ou os professores não atingem o objetivo a que se propõem?

O artigo é todo muito interessante e aconselho a leitura total dele... Destaquei alguns pontos importantes e que me fizeram refletir acerca do ensino de física e da ciência em geral.

Este semestre estou estudando a disciplina Fundamentos do Ensino de Física e muitos pontos abordados no artigo me fizeram relembrar o que foi dito em sala de aula. 

As questões de por que, como e para quê ensinar física não são tão simples de responder, pois estamos habituados a mostrar para nossos alunos somente a parte numérica, os cálculos e muitas das vezes algo fora de contexto, puramente decoreba.

Conversando com colegas e imaginando nossa vida daqui uns anos dentro da sala de aula, comentei que já chegaremos na sala sendo vistos com raiva pelos alunos, antes mesmo de nos conhecerem, pois a ideia que eles tem do que é Física é algo ruim, mais uma matéria de cálculo, mais fórmulas para decorar e não conseguem aplicar os conceitos e nem as fórmulas.

Todas as indicações e leis sobre a educação nos propõe um ensino diferente, focado no aluno e em suas necessidades, mas como fazer isto se tudo é direcionado para o vestibular, toda a cobrança é para você vencer o conteúdo a tempo de realizar tal prova...

Outro detalhe muito interessante é a diferença entre o que o professor ensina e o que o aluno aprende... Nem sempre o que o professor fala fica tão claro como ele pensa que está, ele cria um raciocínio e parte dele, mas será que o aluno entendeu o que o professor queria que ele entendesse ( interrogação)

Já tratei deste assunto aqui no blog, clique aqui e veja outro artigo!!!

Trabalhando em um laboratório é impressionante ver como os alunos ficam curiosos em entender os experimentos e eles mesmos querem executar o que é pedido, perguntam mais e interagem com a aula. Se esta é a solução do problema, não sei, mas não tenho dúvida que ajudaria muito ter aulas mais contextualizadas e experimentais.

Até mais,
Camille 

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