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Tecnologia no ensino de Física

" As figuras em movimento estão destinadas a revolucionar o nosso sistema educacional. Em poucos anos, elas suplantarão amplamente, senão inteiramente, o uso de livros didáticos" Thomas Edison, 1922

Nada melhor que começar o post com esta frase... A informação nos dias de hoje muda rapidamente, como acompanhar estas inovações? E como usar isto como uma ferramenta de ajuda no ensino da física? Nós como estudantes e futuros professores temos que pensar neste assunto. 

O artigo de hoje é este: Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino de Física

 E segurei a mesma tendência dos outros post, o que for original do artigo estará em negrito.

A Física lida com materiais que, muitas vezes, estão fora do alcance dos sentidos do ser humano tais como partículas subatômicas, corpos com altas velocidades e processos dotados de grande complexidade. Uma tal situação, frequentemente, faz com que os estudantes se sintam entediados ou cheguem mesmo a odiarem o estudo da Física (Soegeng, 1998; Trampus & Velenje, 1996).

A tecnologia é pouco usada em sala de aula, para nós futuros professores isto é muito pouco explorado. Temos pouco contato com as novidades do mercado sobre o ensino com auxilio destas novas tecnologias.

Pesquisando sobre o assunto encontrei este site que mostra algumas destas ferramentes, mas antes veremos o que de interessante eu encontrei por lá:

Professor da Unigranrio nos cursos de Marketing e Recursos Humanos, Ricardo Gomes é um dos adeptos destas ferramentas em suas aulas. “A tecnologia me facilita muito a transformar a aula em algo mais dinâmico. Sempre que posso, acesso a Internet, uso projetores e dispositivos móveis, como o iPad, para reforçar conteúdos e cases”, afirmou.

De acordo com o também aluno do 2º ano do Ensino Médio, Leonardo Gimenez, de 16 anos, somente o quadro-negro e o giz já não são suficientes para suprir a necessidade de informação dinâmica exigida pela era digital. “A aula depende muito do professor. Mas quando, além de um bom professor, existem recursos que chamam a atenção dos alunos, o tempo de aula passa muito rápido”, disse.

Esta opinião do aluno acima, também é muito válida para nós licenciandos de física, visualizar alguns processos seria bem interessante, gosto muito de ver como as coisas acontecem e na grande maioria das vezes imaginamos errado. Eu como aluna, vejo que nos formaremos professores muito parecidos com aqueles que temos em sala de aula, e se não sabemos como usar estas tecnologias, provavelmente não a passaremos adiante.

Segue a lista com algumas ferramentas interessantes e que podem nos estimular sobre o assunto:

- YouTube: Visitado por bilhões de usuários no mundo todo, o site reúne vídeos sobre os mais variados assuntos. Além disso, neste mês, o Google divulgou que existem mais de mil canais educativos na página.
- Udutu: Editor e publicador de cursos online, o site permite criar e organizar uma sequência de aulas, sem a necessidade de grandes conhecimentos sobre programação. Além disso, todo o arquivo gerado pela página pode ser salvo em um CD.
- JClic: A página é uma mão na roda para a produção de atividades interativas. Por meio dela, os professores podem desenvolver materiais de estudo, quebra-cabeças, palavras cruzadas e até testes e provas, tudo isso por um conjunto de ferramentas em Java.
- Flash Page Flip: O site, que funciona em inglês, permite a criação de revistas digitais, com textos, fotos e até sons.
- Toondoo: Com comandos em inglês, o software explora o aprendizado da língua por meio da criação de histórias em quadrinhos feitas pelos próprios alunos.
- Geogebra: O objetivo desta ferramenta é facilitar e aproximar os alunos da matemática. Por isso, o site reúne recursos de álgebra, geometria, gráficos e tabelas.
- Stellarium: Um planetário na tela do computador. O programa permite mostrar planetas e constelações em 3D. O software pode ser visualizado nos sistemas operacionais Windows, Mac e Linux.
- Pense +: Com aplicativo, desenvolvido para Android, o professor pode trabalhar mais de 350 questões dos simulados do Ensino Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 2009 e 2010.
- Músculos Anatomia: Com este aplicativo, gratuito para Android, é possível acessar imagens e descrições detalhadas sobre toda a anatomia humana.
- Google Maps: Mapa virtual do Google repleto de interatividade, o Maps permite a navegação por escalas dos mais variados lugares do mundo.
- Google Art Project: Também desenvolvida pelo Google, a ferramenta permite que o professor crie uma visita virtual aos principais museus do mundo e tenha acesso às obras de arte consagradas.
- Tríade: Boa plataforma para professores de História ensinarem sobre a Revolução Francesa. O jogo, produzido no Brasil, e de download gratuito, faz uma viagem ilustrada ao século XVII, com gráficos em 3D, e permite o aluno se aventurar pela história da revolução.
- Voicethread: O site tem como sua principal funcionalidade auxiliar a prática do inglês e do espanhol. Para desfrutar da ferramenta, basta ter um microfone e se cadastrar. Na página é possível gravar áudio com a voz do aluno e associar a gravação a uma imagem de preferência do mesmo.

Destes o que tive contato foi o Stellarium, indicado pelo professor de astronomia, e por sinal muito interessante e se pudesse ser usado quando formos professores, com certeza os alunos terão mais interesse no assunto.

Vou começar a testar algumas destas ferramentas e em breve mostrarei o resultado aqui... E você tem alguma ferramenta interessante para nos passar? 

Bjos e até a próxima
Camille


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