Tecnologia do Blogger.
RSS

E a conscientização ambiental ?

Qual o papel do professor? Como incentivar e conectar este assunto com o conteúdo de física? O que sabemos a respeito? Todas estas indagações e outras mais me levaram a este blog maravilhoso: http://www.ecoreserva.com.br e lendo alguns artigos vi o quão pouco sei acerca deste assunto.

O artigo que escolhi para comentar hoje é de Francisco Caruso ( Pesquisador Titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF , Prof. Associado do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e Prof. Colaborador do HCTE/UFRJ.)


O que estiver em negrito retirei do texto original.

Muitas vezes nos limitamos ao “não se deve jogar lixo na rua ou nas encostas, nos rios etc.”, mas não dizemos claramente aos jovens que a principal poluição das águas, por exemplo, resulta não da ação pontual de indivíduos, mas sim de enormes redes clandestinas de esgoto, de grandes fábricas etc. É, portanto, uma questão que deve ser tratada em nível de governo e de políticas públicas. A partir daí começamos um trabalho de conscientização ambiental, destacando o quanto o cidadão é responsável por cobrar de seus governantes soluções para os grandes problemas que afligem este nosso tão maltratado planeta. Precisamos ensinar, desde cedo, que ser educado e não sujar as ruas e os rios é um patamar mínimo de civilidade, mas não basta para qualquer tentativa séria de reverter os problemas que há séculos são impostos à Terra.

O texto é todo muito interessante por que o professor Caruso desenvolve também um trabalho com tirinhas, confira aqui. 
Quando li o texto, pensei logo no que poderia ser feito para interligar os dois conteúdos, física e educação ambiental, como conseguir passar para os meus alunos não somente estas regras básicas de civilidade, mas como fazê-los enxergar que esta é uma questão muito mais profunda e que pode ser abordada por qualquer que seja a matéria.

Muito tem se produzido quanto a interligação de ciência e sustentabilidade, mas pouco tem sido divulgado. Muitas licenciaturas de exatas ainda não possuem uma matéria especifica para o assunto.


Deixo aqui também alguns links de páginas interessantes do professor Caruso:
Livro que com certeza irei adquirir:
Página do Facebook:
Site:

Bjos e até a próxima
Camille

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...