Tecnologia do Blogger.
RSS

Eu, a Física e o 5º semestre (que finalmente chegou ao fim)

O tão esperado momento chegou!!! O post com o balanço do meu quinto semestre de Física.... Semestre que por sinal foi muito cansativo e corrido para mim, na verdade mal vi ele passar de tão rápido que passou, mas me senti muito cansada mentalmente e um pouco desestimulada com alguns resultados negativos, que pelos quais lutei incessantemente para contornar mas que aprendi que esta luta durará bem mais do que este semestre. 



Vamos às disciplinas que cursei neste semestre:

Introdução à Quântica e Introdução à Relatividade - Sérgio Garavelli : Muita dificuldade em compreender os novos conceitos, mas quanto menos eu entendia mais sentia vontade de pesquisar e me esforçar para entender... O professor me instigou muito,ele perguntava e por incrível que pareça ele queria que respondêssemos  e se não tentássemos ele simplesmente olhava e nos ajudava, mas não nos dava a resposta... Era uma construção do conhecimento. Algumas (a maioria) das respostas que eu dava estava errada, mas anotava no meu bloquinho e pesquisava. Sei que no próximo semestre terei que verificar alguns pontos com mais profundidade, para isto sei que não deixarei o próximo professor sossegar. Foi para esta disciplina que pela primeira vez marquei um dia de estudo aqui em casa!!! Eu, Maria e Fábio... Os três mosqueteiros... Onde um está, provavelmente os outro estão ou estarão... Mesmo que um não tenha acesso a internet e o outro não tenha celular.... Mas a ajuda deles foi muito importante, debates surgiram, lemos artigos, compartilhamos informações e passei!!! Contei com a ajudinha das aulas do professor Sá Martins que me ajudaram a revisar o conteúdo:


Eletromagnetismo III - Diego Nolasco : Estava dentro do esperado... Como já sei que tenho um pouco de dificuldade nesta matéria, procurei estudar os conceitos mais profundamente e debater alguns pontos com meus colegas. Achei um pouco descontextualizada, mas busquei algumas opções para entender melhor. Até encontrei um ótimo documentário, em três episódios, que é mega interessante. Segue um dos episódios:


Óptica e Ondas - Thiago Borduqui : São disciplinas que gosto muito. O que me chamou atenção foi a forma com que o professor se preocupou em repassar o conteúdo e da maneira com que foi receptivo às sugestões que eram dadas. O resultado da primeira prova foi analisado e as aulas anteriores retomadas. Isto foi muito importante, pois não somente as questões foram corrigidas, mas o conteúdo retomado.As listas de exercícios com 40 questões que poderiam ser selecionadas de qualquer livro me fizeram aprender bastante, pois segui meu ritmo, começava pelas questões mais básicas e ia aprofundando de acordo com meu aprendizado. A apresentação do seminário foi muito interessante também , pois  interligamos  o que foi ensinado com situações do cotidiano, os artigos selecionados pelo professor eram muito interessantes e com certeza nestas férias irei retomar alguns, assim como os de Introdução à Quântica e Introdução à Relatividade.

EEFPMD - Luciani Tavares : Discussões interessantes, temas interessantes, muitas resenhas, muitos artigos e seminários. Alguns artigos eu lia com mais facilidade pois o tema era muito atual e eu me identificava já outros nem tanto. Mas não tive maiores problemas... A professora foi muito receptiva. Detalhe, vai ser o semestre inteiro só para aprender a falar o nome desta disciplina. ( E não é certeza que aprenda).

Ética Virtual - Giorgio : Sem maiores dificuldades, o semestre todo será discutindo a diferença entre ética e moral. Mas gostei especificamente de um trabalho que fiz (que postei aqui no blog): A falta sem justificativaOs encontros mensais eram sábado a tarde...

Confira qual foi minha avaliação nos semestres anteriores:

Ops :) Agora que eu vi que não avaliei o primeiro e o segundo semestre, mas estou a procura de alunos que cursaram as disciplinas destes semestres para que eu possa relembrar minhas avaliações e ver se algo mudou :)

Este quinto semestre foi, no geral muito bom, pois tive meu primeiro contato como professora, assumindo uma turma... Muita responsabilidade!!! Muito frio na barriga, mas fiquei mega feliz com esta superação e com os elogios que recebi!!!! Responsabilidade que aumentará. (Se Deus quiser!!!!).

Amei a Semana da Física deste ano... Muito bem elaborada e me surpreendeu!!!!

O ano foi muito bom para mim... Desafios novos e superados... E que venha o 6º semestre, com novos desafios!!!!

Boas férias!!!! As minhas serão acompanhadas por estes convidados:


#jásentindosaudades #FábioeMarianãodeixareivocêsempaz

Até,
Camille

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...