Tecnologia do Blogger.
RSS

Transformar 2013

Olá caros colegas e visitantes... Desculpem a demora em postar :( este começo de semestre esta meio conturbado para mim, ainda não organizei minha agenda para dar tempo de fazer tudo o que tenho que fazer!!! Quem estuda comigo sabe que tudo que escuto e que seja interessante anoto na minha agenda para pesquisar e compartilhar aqui com vocês... A agenda esta ficando cheia...

Mas vamos ao post de hoje? Muitos ouviram falar deste evento : Transformar 2013. Para nós, futuros professores, é muito importante saber o que esta sendo discutido e decidido para a melhoria do ensino no Brasil. Pesquisei e estes foram os melhores artigos que encontrei sobre o tema.
 
Que o ensino hoje precisa ser reformulado para tornar mais interessante e relevante para os alunos é quase ponto pacífico. O problema é como. Nesta quinta-feira mais de 800 pessoas interessadas no tema se reuniram em São Paulo no Transformar, evento realizado pelo Inspirare e pela Fundação Lemann, para tentar encontrar a resposta. Mas, ao fim de um dia inteiro de intensos debates, a conclusão a que se chegou é que não há resposta. Há respostas.
“Se você acha que esse sistema que vocês têm hoje é ruim e querem substituí-lo, desistam. Qualquer sistema único vai ser ruim, vocês não têm que encontrar uma solução, mas várias”, disse Melissa Agudelo, diretora pedagógica da High Tech High, rede de escolas norte-americana que busca personalizar o ensino por meio do aprendizado baseado em projetos, uma das tendências apresentadas no evento.
A educação baseada em games, as plataformas adaptativas, o ensino híbrido, os Moocs (cursos de nível universitário, gratuitos e para grande escala) foram outras propostas que estiveram presentes. Quer saber mais? Confira infográfico abaixo.

 


Destaco abaixo cinco aspectos que, na minha opinião, sintetizam as iniciativas que estão sendo desenvolvidas atualmente para transformar a educação:
1) Interesse real: alinhar o que se está sendo ensinado com o que cada aluno tem interesse em aprender.
2) Conteúdo base à disposição do aluno: conteúdo que pode ser acessado quando e onde o aluno quiser. Os vídeos têm se mostrado como a grande tendência para ensinar um conteúdo específico. Esse formato permite que cada aluno siga seu ritmo de trabalho de forma autônoma, com fácil absorção, como uma continuidade da sala de aula atual.
3) Processos e objetivos estabelecidos: a existência de um caminho pelo qual o aluno deve passar, assim como metas e objetivos para medir o seu progresso – de forma instantânea, com tecnologia -, para alcançar o domínio do assunto de interesse.
4) Acompanhamento por pares: permitir que o estudante possa interagir com outros alunos que estão passando pelas mesmas dificuldades – e também com aqueles que já passaram com sucesso por aquela fase do aprendizado.
5) Professor mentor: peça essencial no processo. Permite que o aluno tire suas dúvidas e seja orientado no dia-a-dia de estudo.
Fonte:  http://colunas.revistapegn.globo.com/mulheresempreendedoras/2013/04/08/transformar-2013/
 
E nós, estamos preparados para nos adequarmos a estas transformações?
 
Até mais
Camille
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...