Tecnologia do Blogger.
RSS

Cola. A melhor solução?

O que fazer quando você estuda e estuda e não vê resultados?

Na prova, quando não se sabe, o melhor é colar?

Este assunto veio a minha cabeça esta semana, pois como trabalho numa escola de aula de reforço, vi uma aluna que chegou as 14hs e ficou até as 16hs, sozinha num canto e não me chamou para ajudá-la em nenhuma questão... Achei estranho e fui perguntar se ela estava conseguindo resolver as questões sozinha e ela me disse : " Professora pode deixar, vim somente para preparar minha cola e já terminei". 

Que coisa hein? Duas horas ela passou lá, concentrada, pesquisando o livro todo e anotando...


Eu nunca soube colar e passar cola... Meus professores  percebiam que como eu estudava atrás de mim na hora da prova sempre se formava uma fila de amigos esperando uma chance de verem minha prova... Nunca soube disfarçar e sempre me colocavam sozinha. Já perdi até amizades por causa disso, achava injusto eu ficar estudando horas e entregar de bandeja as respostas...

Decidi pesquisar mais e encontrei este artigo:  Um Estudo sobre a Prática da Cola entre Universitários

E achei interessante as opiniões, confira algumas:


1) Indiscutivelmente a favor
Sou a favor e não acho imoral, já que a sociedade é hipócrita.(CC, masculino)
Totalmente a favor e não acho imoral colar, apesar de muitos ficarem nervosos por tirarem menos notas que você. (CC,masculino)
Sou a favor da cola e não acho imoral, porque o nosso ensino é atrofiado e muito teórico, por isso a cola alivia um pouco essa chatice. (SC, masculino)
A cola é um estado de espírito que reflete o desamparo e a total insignificância da matéria para aquele que a faz. A favor.
Moral. Pois todos têm o direito a não se interessar pelo que lhes bem convém. (SC, masculino)

2) A favor, mas ....
Sou a favor apenas em situações extremas (passar urgentemente na matéria). (CC, masculino)
Cola é um mal necessário. Sou a favor desde que não se torne um vício. (CC, masculino)
A favor. Lembrete é válido. Se você não sabe mesmo não é legal porque você não aprende. (SC, masculino)
Acho que a cola é um recurso necessário, embora não seja 100% correto, já que você não é obrigado a saber determinados detalhes sobre o assunto. (SC, feminino)

3) Impossível decidir se é a favor ou contra
Não sou contra nem a favor. (CC, masculino)
Tanto faz, quem quiser colar que cole! (CC, masculino)
Indiferente. Se pedem, eu passo. (SC, masculino)
Nem contra nem a favor, cada pessoa sabe das suas necessidades. (SC, masculino)

4) Contra, porém ....
Geralmente contra, depende da situação. (CC, masculino)
A cola é um recurso que deve ser evitado, usado apenas em situações críticas e com responsabilidade. (CC, masculino)
Colar não é certo, mas acontece devido ao sistema incorreto de avaliação nas escolas. A cola é uma conseqüência das provas. (SC, masculino)
A cola esconde o verdadeiro grau de aprendizagem do aluno na matéria. Dependendo da necessidade a cola pode ajudar.
Colar com papéis é imoral, mas “consultas” é menos imoral. (SC, masculino)

5) Indiscutivelmente contra
Sou contra a “cola”  devido à injustiça que ela causa, beneficiando pessoas que não são tão esforçadas quanto outras.(CC, masculino)
Sou responsável pela nota que tiro, portanto, abomino a cola. (CC, masculino)
Ela é prejudicial, eu sou contra, ela é imoral pois só engana quem está colando. (SC, masculino)
Sou contra, pois tenho medo que os prédios por ele projetados caiam em minha cabeça. (SC, masculino)

Fiz uma prova e fiquei muito frustrada, mas vejo que nota baixa não é necessariamente algo ruim (ainda nem recebi o resultado)... Semestre passado já estava me considerando reprovada em uma matéria, prestes a desistir, daí pensei e criei um plano de estudo que fosse mais focado e deu certo, passei e tirei 9,9 na prova. Para esta matéria que estou com dificuldade farei o mesmo, conversarei com o professor, analisarei minha prova, meus erros e tentarei melhorar. Mas imagine se eu optasse por colar... Tiraria uma boa nota, iria me iludir, não estudaria e o que eu iria ensinar para meus alunos? 

Mas o que fazer quando você sente que a culpa do seu despreparo e da sua possível cola pode ser do professor? Já fiquei muito indignada com professores que trabalham no campo da superficialidade e nas provas querem que eu saiba tudo e mais um pouco. Complicado, mas apelar para cola na minha opinião,ainda não é a melhor solução. 

Eu quero ser uma boa profissional e isto depende muito do quanto me esforço para sanar minhas dúvidas e compreender a matéria, se o professor não ajuda, paciência. Mas estarei sempre atrás dele, a maior interessada sou eu.

E você o que acha?

Até mais,
Camille





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...