Tecnologia do Blogger.
RSS

Por que Licenciatura em Física na UCB?

Hum... Este post é todo dedicado a você que quer cursar Licenciatura em Física na UCB ou já está cursando... 


Primeiro por que licenciatura?

Desde sempre a questão de ensinar esteve muito presente na minha vida... Irmã mais velha já viu né? Tudo que se aprende tem que passar para os menores... Fui alfabetizada muito cedo pela minha mãe ( que tinha o magistério) e meu pai também era bastante exigente com notas e trabalhos e o aprendizado da tabuada devo a ele... E hoje não tolero que alguns alunos do Ensino Médio não a saibam... Na escola sempre estava disposta a ajudar minhas amigas que tinham alguma dificuldade, cheguei até a estudar uma matéria para dar uma aula que estava sem professor... Aluna toda vida de escola pública era o jeito que eu encontrava para não ficar tão para trás na corrida para entrar numa faculdade.

Sempre tive, digamos, um desgosto com matérias de humanas ( nada contra), mas sempre tirei boas notas, sempre fui muito competitiva e queria sempre me destacar... E por que Física?

É o que seus familiares com certeza perguntam para você dia e noite não é? E é o que nesta longa jornada da minha graduação eu parei para pensar... Não podemos responder que escolhemos simplesmente pelos cálculos... Então faríamos Matemática :)




Gosto muito de matemática... Mas queria algo mais, algo que estivesse diretamente relacionado com nossa vida cotidiana, sempre tive curiosidade de saber como as coisas funcionavam e por que era daquele jeito, e encontrei isto na física... Um fascínio tão grande que me motiva a continuar e não parar somente na graduação...

Você que é calouro da UCB deste 2° semestre de 2012, com certeza deve ter escutado o Nolasco dizer  que a possibilidade de atuação de um físico é muito grande.

Mas o que é Física?

"É  a única ciência capaz de quantificar uma qualidade" segundo professor Chaib, e esta explicação aumentou ainda mais meu amor por esta ciência!!!

Agora vamos falar um pouco sobre o curso de física...

Olha já adianto que da minha turma inicial sobraram poucos... Mas não desista no primeiro semestre, eu sei que é tudo bem introdutório e que não lidamos com a física propriamente dita, mas resista!!!! O segundo semestre é bem melhor!!!! E a estrutura e professores da UCB são excelentes :)

Aqui as matérias e professores que tive no primeiro semestre:

Astronomia ( Ricardo) - Não gostei muito, achei bem superficial... Muito conteúdo para um semestre só.
IES ( Edgar) - Muito trabalho, mas até que é divertido.
Física Térmica ( Nolasco) - Não gostei muito, achei superficial também. Não entendi por qual motivo não me saia bem nas provas, pois a matéria era fácil.
Tópicos ( Ferreira) - Uma revisão da Matemática do Ensino Médio, manha né?

Faria todas com estes mesmos professores :)

Aqui as matérias e professores que tive no segundo semestre:

Mecânica 1 (Ricardo) - Uma surpresa para mim... Ótimo professor!!!! Ele exige muito, mas dá ferramentas para isto... Sou muito afobada para resolver questões e nas duas primeiras provas me sai mal por culpa ( ou idiotice minha) mas na terceira prova quase gabaritei 9,9 ( quase mesmo).
Cálculo 1 ( Ana Sheila) - Ótima professora, dá para entender bem... O segredo é fazer todas as atividades que ela passar.
PGEB ( Erondina) - Para mim todas as matérias de pedagogia são muito cansativas... Muito trabalho para fazer, professora boa e muito exigente. Eu e meu amigo Melquisedeque penamos com tantos trabalhos, mas no final deu tudo certo.
Física Computacional ( Cláudio) - Matéria light, construção de gráficos e etc... Mas o professor é muito legal, ansiosa para ter aula com ele.
Antropologia da Religião (virtual) - Belezinha!!!

Aqui as matérias e professores do terceiro semestre ( estou fazendo agora):

Mecânica 2 (Nolasco) - Expectativa muito grande, pois gostei muito de Mecânica 1 com o Ricardo, gosto muito de resolver exercícios e acho listas fundamentais... Vamos ver né?
Cálculo 2 (Marcos) -  Ótimo professor, explica muito bem e resolve muitos exercícios!!! Passa uma lista para ser entregue em cada aula, mas no final isso ajuda na nota e nas provas não é?
Eletro 1 (Chaib) - Meu medinho do semestre é nesta matéria, nunca fui boa em eletro :( Mas até agora estou entendo os conceitos e já peguei uns livros na biblioteca para ir estudando.
Evolução dos Conceitos da Física ( Chaib) - Curiosidade do semestre. Quando peguei esta matéria não tinha idéia do que se tratava, mas parece ser bem legal, discutiremos alguns pontos da física... Muito interessante :)
Formação e prática docente (Virtual) : Ainda não começou :)

Espero sermos colegas de profissão e trocarmos muitas figurinhas!!!!

Nos batemos pelos corredores da UCB!!!

Bjos
Camille




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...