Olá caros colegas e alunos :) Instigada ainda pelo mini curso que fiz na semana da Física, comecei a procurar artigos e pesquisas sobre o ensino de física e como torná-lo melhor. Vejo que muitos estão preocupados em nos mostrar como poderemos ser professores melhores, mas será que na própria graduação o ensino de algumas matérias está sendo realmente eficaz?
Ao pesquisar artigos sobre este assunto encontrei muita informação útil e vi que este problema é bem maior do que pensava... O nome do artigo e o link estão abaixo e irei comentar alguns pontos que achei mais relevantes, o que tiver em negrito foi retirado do próprio artigo.
AULAS DEMONSTRATIVAS NOS CURSOS BÁSICOS DE FÍSICA
A. C. M. Barreiro
V. Bagnato
Instituto de Física e Química de São Carlos
São Carlos SP
link: http://journal.ufsc.br/index.php/fisica/article/viewFile/7395/6788
"destacam-se que as práticas didático-pedagógicas declaradas pelos professores evidenciam a abordagem tradicional do processo ensino-aprendizagem, implicando na preocupação com a transmissão de conhecimentos que leva os alunos à memorização e evocação, mais do que ao pensamento reflexivo, como também ao desinteresse por aulas cujo maior recurso é o quadro-negro e o giz."
Creio que esta seja a maior razão para tanta desistência no curso de física. Começar o curso e ver que a maioria das aulas são iguais as que você tinha no ensino médio, desestimula bastante, e isto é um problema na maioria das universidades.
"Soluções para os problemas de ensino e aprendizagem, de maior motivação dos alunos, de ligação cada vez mais eficiente entre objetivos de disciplinas e cursos e os resultados alcançados são, muitas vezes, soluções buscadas por instituições que se dedicam seriamente a docência e à pesquisa."
No meu ponto de vista somente conhecer fórmulas não garante sucesso em resolução de exercícios, é precisdo entender como o processo se dá. Tenho muita facilidade em entender mecânica, pois pesquiso e não tenho dificuldade em ver aplicação no cotidiano.
No local onde sou monitora vejo que a dificuldade dos alunos na maioria das vezes é a mesma que a minha, saber como e onde aplicar tanta teoria e fórmula.
"Tem sido preocupação de muitos docentes das universidades brasileiras o fato de nossos estudantes estarem demonstrando desestímulo em aprender os conhecimentos básicos nas áreas de Física"
Difícil compreender como este fato é possível, pois subentende-se que se um aluno está cursando física é por que gosta, mas por outro lado aulas mal elaboradas, sem didática desestimula o aluno e aumenta o indíce de reprovação de materias básicas de física e muita reprovação faz com que o aluno abandone o curso.
Neste próprio artigo você encontrará dados que mostram que mesmo os alunos que conseguem passar nas matérias acham que " as aulas são maçantes e desinteressantes, falta de didática, aula abstrata sem ligação com a realidade."
"As aulas demontrativas, nas quais a discussão de conceitos é acompanhada de experimentos feitos na sala de aula, onde o estudante observa os acontecimentos, já é uma praxe constante em várias universidades conceituadas e a sua praxe como geradora de interesse pelo assunto tem tido resultados positivos."
Não sei bem se aulas demonstrativas seria a solução, mas neste artigo ele mostra através de dados que a reprovação diminuiu bastante...
Lendo o artigo achei detalhesinteressantes:
Fiquei muito interessada em fazer esta pesquisa na faculdade, saber como anda o curso de física e quais os problemas sentidos pelos alunos, algo focado nas matérias e nada direcionado a nenhum professor.
O que você acha? Deixe sua opinião.
Atá mais,
Camille
"Soluções para os problemas de ensino e aprendizagem, de maior motivação dos alunos, de ligação cada vez mais eficiente entre objetivos de disciplinas e cursos e os resultados alcançados são, muitas vezes, soluções buscadas por instituições que se dedicam seriamente a docência e à pesquisa."
No meu ponto de vista somente conhecer fórmulas não garante sucesso em resolução de exercícios, é precisdo entender como o processo se dá. Tenho muita facilidade em entender mecânica, pois pesquiso e não tenho dificuldade em ver aplicação no cotidiano.
No local onde sou monitora vejo que a dificuldade dos alunos na maioria das vezes é a mesma que a minha, saber como e onde aplicar tanta teoria e fórmula.
"Tem sido preocupação de muitos docentes das universidades brasileiras o fato de nossos estudantes estarem demonstrando desestímulo em aprender os conhecimentos básicos nas áreas de Física"
Difícil compreender como este fato é possível, pois subentende-se que se um aluno está cursando física é por que gosta, mas por outro lado aulas mal elaboradas, sem didática desestimula o aluno e aumenta o indíce de reprovação de materias básicas de física e muita reprovação faz com que o aluno abandone o curso.
Neste próprio artigo você encontrará dados que mostram que mesmo os alunos que conseguem passar nas matérias acham que " as aulas são maçantes e desinteressantes, falta de didática, aula abstrata sem ligação com a realidade."
"As aulas demontrativas, nas quais a discussão de conceitos é acompanhada de experimentos feitos na sala de aula, onde o estudante observa os acontecimentos, já é uma praxe constante em várias universidades conceituadas e a sua praxe como geradora de interesse pelo assunto tem tido resultados positivos."
Não sei bem se aulas demonstrativas seria a solução, mas neste artigo ele mostra através de dados que a reprovação diminuiu bastante...
Lendo o artigo achei detalhesinteressantes:
- As demonstrações esclarecem melhor o conceito,
- O fenômeno físico não é apenas abstraído de fórmulas matemáticas,
- A dificuldade na resolução de exercícios se transforma em erros e os erros são reflexos das dificuldades não superadas.
Fiquei muito interessada em fazer esta pesquisa na faculdade, saber como anda o curso de física e quais os problemas sentidos pelos alunos, algo focado nas matérias e nada direcionado a nenhum professor.
O que você acha? Deixe sua opinião.
Atá mais,
Camille
0 comentários:
Postar um comentário